Na Índia, pais pulam muro de escola para ajudar filhos a colar em vestibular

Colar em vestibulares é uma ocorrência comum na Índia. Mas isso chegou a outro nível na província de Bihar, leste do país asiático. Vídeos e fotos mostram pais e outros parentes pulando o muro de escolas e dando dicas pela janela para ajudar as crianças do 10º ano a irem bem nos exames, informa o jornal norte-americano Washington Post.
Valores familiares, ironizaram alguns no Twitter, conforme as fotos e vídeos viralizaram na Internet. Trapacear em provas é comum em áreas rurais da Índia: vagas em colégios e melhores empregos futuros dependem dessas provas.
Para muitos, é a única chance de ascender socialmente. Os parentes que resolvem questões de provas são tidos como heróis nos povoados.
O caso chocou o país e cerca de 500 estudantes pegos colando foram expulsos das escolas. Essa prova é parte de uma avaliação seriada, feita em todo o país ao fim do ensino médio indiano. Segundo o governo, é impossível deter a prática da cola em provas, pois os pais são os maiores incentivadores dessa prática.
No entanto, especialistas em educação dizem que a praga da cola acontece por problemas mais profundos no sistema educacional indiano. Entre os problemas estão a falta de infra-estrutura, professores pouco competentes e ensino que visa apenas a aprovação no vestibular. Você encontra semelhanças entre o Brasil e a Índia na educação?

Comentários