Uma tartaruga marinha que estava condenada à morte depois de perder o maxilar ao bater com a hélice de um barco pode não só sobreviver, como também abrir caminho para um espetacular avanço da ciência, segundo uma matéria da BBC.
Com uma impressora 3D, uma empresa turca de tecnologia, a Bech Innovation, produziu uma prótese de titânio que foi implantada no animal. Agora, os veterinários e técnicos da empresa, estão mantendo a tartaruga em observação para ver se há rejeição ao maxilar.
Para criar a peça, imagens detalhadas da cabeça da tartaruga, que ganhou o nome de Akut-3. foram feitos com aparelhos de escaneamento médicos. Se não houver rejeição, ela deve retornar ao mar em breve.
O animal de 45kg está num centro de reabilitação animal da Universidade de Pamukkale em Denizli, na Turquia, onde ela tinha sido recolhida após o grave acidente.
A BTech é especializada na criação de próteses, mas não tinha feito um projeto similar e pode ter um grande avanço. A empresa foi chamada pela universidade e aceitou ajudar.
Recentemente, uma tartaruga nos EUA tinha recebido um casco artificial depois que seu próprio casco tinha se deteriorado por problemas de saúde. A operação ocorreu no Colorado Tech University.
Fonte: Site YHOO
Comentários
Postar um comentário
Obrigado pelo seu comentário