Advento e suas simbologias

A palavra “Advento” vem da palavra latina “adventus”, que significa que significa “uma vinda, aproximação, chegada”. Quando esperamos a chegada de convidados a nossas casas, acendemos as luzes; antecipamos a sua chegada e recebemos com alegria. No Advento, preparamos as nossas casas e igrejas enquanto antecipamos com alegria a Sua chegada, e a luz também se torna mais brilhante à medida que nos aproximamos do dia de Natal, o dia em que a Luz do Mundo nasceu. São Gregório de Nissa escreveu,

“Hoje, a escuridão começa a tornar-se mais curta e a luz mais longa, à medida que as horas de luz diminuem. […] Vês que os raios de luz são mais intensos e que o sol está mais alto do que nunca? Percebe que a verdadeira luz está agora aqui e, através dos raios do Evangelho, está a iluminar toda a terra.”

As grinaldas e as velas do Advento são muito comuns nas igrejas católicas durante o período litúrgico. Muitas pessoas também colocam coroas de Advento nas suas casas e acendem uma vela todos os domingos em família. Continue lendo para saber mais sobre a história, as tradições e o simbolismo por trás das coroas e velas do Advento e como pode celebrar o Advento em casa com a família e os amigos.

A coroa de Advento é uma tradição cristã secular. Potencialmente esquecida pelas velas que segura para iluminar o caminho para o nascimento de Jesus, a coroa de Advento simboliza muitos temas e crenças centrais para a fé cristã. Nas paróquias, as coroas de Advento são colocadas em qualquer lugar do altar, numa mesa de apoio, ou mesmo penduradas no teto. Em casa, pode colocar a sua coroa de Advento numa mesa de entrada ou de jantar ou em outro local onde você, a sua família e os seus convidados possam apreciar a coroa durante o tempo de Advento.

A origem da coroa de Advento relmebra à Alemanha, embora as datas exactas sejam desconhecidas. Os historiadores sugerem que os povos germânicos pré-cristãos acendiam velas em volta de coroas de flores nos meses escuros de inverno, antecipando os meses mais quentes e claros da primavera. É provável que esta tradição tenha evoluído para uma “coroa de Advento” em algum momento da Idade Média, transformando a tradição pagã numa tradição cristã. O Rev. William Saunders explicou que “por volta de 1600, tanto os católicos como os luteranos tinham práticas mais formais em torno da coroa de Advento”. Por fim, a tradição da coroa de Advento se espalhou para além da Alemanha e para outras regiões do mundo, passando para a Igreja ocidental.

A forma circular da coroa do Advento simboliza o amor infinito de Deus por nós – não tem fim, tal como a verdadeira Luz do Mundo, Jesus, que nos conduz à vida eterna com Ele. Os materiais da coroa de Advento também nos levam a refletir sobre a natureza eterna de Deus; tradicionalmente, as coroas de Advento são feitas de folhas verdes, como o pinheiro ou o abeto, que mantêm a sua cor verde para além da estação em que são recolhidas. Atualmente, existem muitas interpretações modernas das coroas de Advento que continuam a nos ajudar a celebrar o significado tradicional da coroa: preparar o caminho para a Luz do Mundo, Jesus. As coroas de flores que funcionam a pilhas/LED são um bom exemplo disto, uma vez que simulam as quatro velas mas não necessitam de ser acesas todas as semanas.

As quatro velas do Advento representam os quatro domingos do Advento e simbolizam, respetivamente, a esperança, a paz, a alegria e o amor. Em algumas casas e paróquias, as pessoas também acendem uma quinta vela na véspera de Natal ou no dia de Natal para representar o nascimento de Jesus; esta vela, quando adicionada à coroa de Advento, é tipicamente branca e maior do que as outras velas e é colocada no centro da coroa.

Semana de Advento 1 – Esperança: Vela da Profecia (roxa)

Advento semana 2 – Paz: Vela de Belém (roxa)

Semana de Advento 3 – Alegria: Vela do pastor (cor-de-rosa)

Semana de Advento 4 – Amor: Vela do Anjo (roxo)

PRIMEIRA VELA 

É muito apropriado que a primeira vela da coroa do Advento represente a Esperança – o primeiro domingo do Advento não só nos leva a antecipar o nascimento de Cristo, mas também a celebrar o início de um novo tempo litúrgico. A primeira vela é roxa, a cor principal do Advento e uma cor que simboliza a realeza. Por vezes chamada “Vela da Profecia”, a primeira vela remete-nos para a previsão de Isaías do nascimento de Cristo e para todas as promessas que Deus nos fez no Antigo Testamento e que se cumpririam com o nascimento de Jesus.

SEGUNDA VELA 

A segunda vela da coroa de Advento representa a Paz. Tal como a primeira vela, essa também é roxa. Muitas vezes chamada “Vela de Belém”, a segunda vela do Advento recorda-nos a viagem de Maria e José de Nazaré a Belém, antes de Maria dar à luz Jesus. Com base no significado da Vela da Profecia, esta segunda vela recorda que, depois de toda a divisão, destruição e dispersão do reino no Antigo Testamento, poderá finalmente haver paz na Terra – Jesus está chegando e o seu Reino de Paz também. Como lemos na citação do Papa Francisco, esta luz de paz brilhou de Belém para todo o mundo. 

TERCEIRA VELA 

A terceira vela do Advento simboliza a Alegria. À medida que nos aproximamos do dia de Natal, a nossa alegria aumenta cada vez mais. A terceira vela nos remete para a alegre expetativa dos pastores que partiram para ver Jesus em Belém, antes dos Reis Magos. Neste terceiro domingo do Advento, que a Igreja chama “Domingo Gaudete”, que significa se alegrarou louvar, acendemos a terceira vela e nos alegramos como os pastores. Por esta razão, a terceira vela do Advento é chamada “vela do pastor” e a sua cor é o cor-de-rosa, a cor litúrgica da alegria.

QUARTA VELA 

A quarta vela do Advento representa o Amor, o amor supremo de Deus que enviou o seu Filho único por nós. Chamada “Vela do Anjo”, a quarta vela do Advento acende-se no domingo anterior ao Natal e é de cor púrpura, levando-nos a esperar ansiosamente o novo Reino de Deus na terra. 

FONTE : Hallow




 

Comentários